Nesta sexta-feira (12), a partir das 12h15, Arthur Lessa, da Rádio Som Maior, conversa com Bo Williams, trader profissional com mais de 25 anos de experiência no mercado e criador da metodologia de trade Phi Cube.
Em sua carreira, o profissional ainda foi sócio das corretoras Clear e XP Investimentos.
Assista à entrevista ao vivo, a partir de 12h15:
Ultimamente, Bo anda pouco otimista com o mercado financeiro, no curto prazo.
Para ele, a recente queda dos mercados globais, com a crise que atingiu em cheio o setor financeiro, não terminou de cobrar seu preço. A Bolsa brasileira caminha para um “crash’, mirando na marca dos 85 mil pontos nos próximos dois meses.
“De acordo com os gráficos de preço, a gente tem toda a indicação de que o Ibovespa vai andar um pouco de lado, até uma nova queda, que terá como alvo os 85 mil pontos”, explica Williams, que se baseia na análise técnica para fazer suas recomendações de compra e venda.
A palavra crash remete à quebra. No mercado financeiro, refere-se a uma situação de queda generalizada dos preços dos ativos. Isso traz impactos significativos para os investidores e toda a economia de um país.
Nesse caso, a visão de Bo Williams, com base nos gráficos, converge com a do megainvestidor Ray Dalio, famoso por prever crises, como a de 2008.
Recentemente, Dalio alertou que o colapso do Silicon Valley Bank (SVB) é um evento clássico de estouro da bolha no ciclo de dívida de curto prazo, que dura cerca de sete anos, e que estamos no final desse ciclo.
O fundador da gestora Bridgewater Associates acredita que a atual crise foi causada pela redução do crédito, juntamente com a inflação e a falta de dinheiro disponível. Ele comparou o atual momento com um processo de contágio em que a queda de um banco leva à queda de outros, até que o Banco Central intervém com dinheiro fácil para segurar a contração do crédito, criando assim mais crédito e mais dívidas.
Mas é possível usar investimentos para proteger seu dinheiro desse tipo de evento e até mesmo lucrar na queda. (Baixe aqui o e-book exclusivo do Monitor do Mercado sobre como lucrar na queda do mercado de ações).