O Comitê Nacional Republicano divulgou seu próprio comunicado sobre os dados de inflação e apontam para os 25 meses consecutivos de salários reais negativos na economia norte-americana, o que, na prática, significa que os cidadãos, em média, viram seu poder de compra diminuir nos últimos dois anos.
“Os preços principais ao consumidor, excluindo alimentos e energia, aumentaram 5,5% em comparação com o ano passado, à medida que a inflação do governo Biden se recusa a ceder” diz o comunicado do porta-voz do Comitê, Tommy Pigott.
“Os salários reais têm sido negativos desde que Biden forçou seu ‘estímulo’ de US$ 1,9 trilhão (à economia). Agora, Biden está ameaçando dar calote em uma tentativa de dobrar sua agenda inflacionária destrutiva que fez os preços subirem”, acrescentou.
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,4% em abril na comparação com o mês anterior, já descontados os fatores sazonais, segundo dados do Departamento de Trabalho do país. O número veio em linha com a previsão dos analistas.
Em março, o Índice subiu 0,1% em comparação com o mês anterior. Nos 12 meses até abril, o índice de preços ao consumidor subiu 4,9%. O mercado previa alta de 5,0% em base anual.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: Piqsels