A Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation reportou lucro líquido de 694,016 bilhões de ienes (US$ 5,1 bilhões) no quarto trimestre fiscal 2022, encerrado em 31 de março, em comparação com o resultado de 637,321 bilhões de ienes obtidos no mesmo período do ano anterior. Na mesma base de comparação, a receita somou 7,975 trilhões de ienes (US$ 59 bilhões), alta de 17,1%.
Os resultados superaram a previsão de lucro da própria empresa de 670 bilhões de ienes. Em seu comunicado, a Nippon Steel informou que o bom desempenho refletiu as margens mais altas após os aumentos de preços globais, mas ressaltou que prevê uma queda no lucro para o ano atual.
Para o período fiscal até março de 2024, a principal empresa siderúrgica do Japão prevê uma queda de 46,7% em seu lucro líquido, chegando a 370 bilhões de ienes, o que fica aquém da previsão de 416,6 bilhões de ienes feita pelos analistas.
A projeção de lucro mais fraco se deve a uma esperada perda de avaliação em seus estoques, devido aos preços mais baixos das matérias-primas siderúrgicas, e também a perdas resultantes de reestruturação, afirmou a empresa.
A Nippon Steel também anunciou que investirá mais 90 bilhões de ienes para aumentar a capacidade de produção de chapas de aço elétrico não orientadas de alta qualidade em duas de suas siderúrgicas domésticas.
Além disso, a empresa iniciará estudos para realizar a transição da produção de aço a partir do alto-forno atual para o uso de forno elétrico a arco, considerando a área de Kyushu Works Yawata, no sul do Japão, e a área de Setouchi Works Hirohata, no oeste do país, como possíveis locais para essa mudança.
À medida que as siderúrgicas ao redor do mundo enfrentam pressão para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas, a Nippon Steel estabeleceu a meta de reduzir suas emissões de CO2 em 30% em relação aos níveis de 2013 até 2030.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: Piqsels