O dólar comercial fechou em queda de 0,49%, cotado a R$ 4,9880. A moeda brasileira foi beneficiada com a interpretação, do mercado, de que a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) foi hawkish (dura, propensa ao aumentos dos juros), sem alguma sinalização mais clara de que a Selic (taxa básica de juros) vá sofrer cortes nas próximas reuniões do comitê.
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
O economista-chefe da Nova Futura, Nicolas Borsoi, mostrou surpresa com a performance do real nesta terça, já que o dólar ganha de diversas moedas no exterior. Além de um movimento de correção, ele atribuiu a alta da moeda brasileira à valorização das commodities, além de entender que a moeda brasileira defasada, e tem “gordura” para queimar.
Para o sócio da Ethimos Investimentos Lucas Brigato, “as opiniões sobre o Galípolo estão divididas. Uma turma acha que ele será o ele do governo com o BC, enquanto outra acredita que ele será um mediador”, referindo-se à indicação do secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, para assumir a diretoria de política monetária do Banco Central (BC)
Brigato entende que a pressão para um corte na Selic (taxa básica de juros) está crescendo gradualmente, e que outros setores da economia estão aderindo a ela.
De acordo com o boletim da Ajax Asset, “no radar, Biden se reúne com líder republicanos da Câmara para discutir a elevação do teto de endividamento público. Ambiente externo desfavorável e incerteza com o futuro do Banco Central devem impactar negativamente os preços dos ativos domésticos”.
“Dada a forma colegiada que o Banco Central toma suas decisões sobre política monetária, amparada pela Lei da Autonomia do BC, a indicação de Galípolo não deve causar mudanças bruscas na forma de atuar da autoridade monetária, pelo menos até o fim de 2024. Até lá, Lula terá indicado mais quatro diretores e o seu presidente, ou seja, a partir da segunda metade de seu mandato, Lula terá um Banco Central com um perfil que ele entende como o mais adequado para os objetivos de seu governo”, contextualiza a Ajax.
Paulo Holland / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA