O estrategista-chefe da Warren Rena, Sérgio Goldenstein, avaliou que a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada na manhã de hoje manteve tom hawkish do comunicado, sem sinalizar a possibilidade de início do ciclo de relaxamento monetário.
- Receba primeiro as notícias e análises que vão impactar o mercado. Assine o exclusivo Monitor do Mercado Real Time. Recomendações de investimento e informações, minuto a minuto, direto no seu celular. Clique aqui para conhecer.
Sustentam a análise de Goldenstein, alguns fatores, entre eles a menção de que a desaceleração da atividade está sendo mais gradual e que o mercado de trabalho se mostra resiliente, por exemplo.
Além desses argumentos, o detalhamento do debate sobre a taxa de juros neutra, com alguns membros apontando os fatores que poderiam fundamentar um patamar mais elevado e a avaliação de que os dados mais recentes corroboram a visão de um processo de desinflação mais lento, o reconhecimento do comportamento benigno recente dos preços no atacado, mas em linha com a visão do Comitê e a manutenção da preocupação com a desancoragem das expectativas de inflação.
“Há uma avaliação de que a apresentação do arcabouço fiscal reduziu a incerteza associada a cenários extremos de crescimento da dívida pública, mas enfatizando novamente que não há relação mecânica entre a convergência de inflação e a aprovação do arcabouço, dado que a trajetória de inflação segue condicional à reação das expectativas e das condições financeira”, explicou o especialista, enfatizando que a conjuntura demanda paciência e serenidade na condução da política monetária.
“Alguma flexibilização do discurso se deu apenas na avaliação de que os cenários que poderiam requerer a retomada do ciclo de aperto monetário se tornaram menos prováveis, mas vale ressaltar que esses cenários já apresentavam menor probabilidade anteriormente e que seguem como uma possibilidade”, observa.
“Em outras palavras, o cenário alternativo à estabilidade da Selic por um período prolongado continua a ser de elevação e não de redução.”
Camila Brunelli / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA