Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta segunda-feira (8) em alta, impulsionados pela recuperação dos bancos regionais dos Estados Unidos, em meio à redução das preocupações com uma possível crise no sistema bancário global. Em Londres, as negociações foram suspensas hoje devido ao feriado da coroação do rei Charles III.
As ações dos bancos norte-americanos tiveram destaque em Wall Street, com o índice S&P de bancos regionais subindo 0,43% por volta das 13h15 (horário de Brasília). O banco PacWest teve um desempenho ainda melhor, com suas ações subindo 5,82%, após ter cortado seus dividendos. Grandes bancos, como Citigroup, Wells Fargo, JPMorgan Chase e Morgan Stanley, também tiveram alta.
Na Europa, o banco italiano Banca Monte Dei Paschi subiu 5% nas negociações da manhã, depois que um relatório informou que o Tesouro do país está aberto a reduzir sua participação de 64% no credor.
Os investidores europeus também estão avaliando as perspectivas para a inflação e as taxas de juros, enquanto o Banco da Inglaterra (BoE) se prepara para sua reunião de definição de taxas na quinta-feira (11). Na semana passada, tanto o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) quanto o Banco Central Europeu (BCE) aumentaram as taxas em 0,25 ponto percentual, levando os analistas a acreditarem que o primeiro começará a reduzir as taxas no final do semestre.
Nesta semana, a atenção também se volta para o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de abril dos Estados Unidos, que será divulgado na quarta-feira (10), seguido pelo índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) do país na quinta-feira (11).
“Teremos a inflação dos preços das importações, a inflação dos preços ao produtor e a inflação dos preços ao consumidor nesta semana, e todas as três devem mostrar que a tendência de desinflação está firmemente estabelecida. Os preços de importação já estão caindo em termos anuais e esperamos que o PPI fique perto de 2% em relação ao ano anterior. O CPI ainda está bem acima da meta de 2%, mas esperamos pelo menos que o anual desacelere para 4,9%, tendo atingido um pico próximo a 10%”, dizem os economistas do ING em relatório.
“Tendo em mente que o Federal Reserve tem uma meta dupla de inflação de 2% e emprego máximo, esperamos ver forças recessivas empurrando a inflação para perto da meta até o final do ano, com o aumento do desemprego. Achamos que isso pode resultar em cortes nas taxas de juros de 0,50 ponto percentual nas reuniões do Fomc de novembro e dezembro”, completam.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): fechado devido a um feriado
DAX-30 (Frankfurt): -0,04%, 15.953,93 pontos
CAC-40 (Paris): +0,11%, 7.440,91 pontos
FTSE MIB (Milão): +0,28%, 27.426,2 pontos
IBEX-35 (Madri): +0,67%, 9.200,30 pontos
SMI-20 (Zurique): +0,38%, 11.597,90 pontos
PSI-20 (Lisboa): +0,70%, 6.155,51 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: Piqsels