Em dia de agenda fraca aqui e nos Estados Unidos, o Ibovespa futuro abre em alta seguindo o movimento positivo de sexta-feira (5) e puxado pelas commodities, como petróleo e minério de ferro. Os agentes econômicos repercutem o balanço do Itaú- Unibanco, divulgado mais cedo, e ficam atentos à bateria de resultados do primeiro trimestre de 2023 que será anunciada ao longo da semana.
O Itaú-Unibanco, o maior banco privado do país, reportou lucro líquido gerencial de R$ 8,435 bilhões no 1T23, 14,6% maior que o mesmo período do ano passado. Em relação ao 4T22, o aumento foi de 10% e a inadimplência ficou estável na comparação trimestral. As ações devem subir na sessão de hoje.
O minério de ferro em Dalian fechou com alta expressiva, depois de bater a mínima na sexta-feira. O petróleo tipo Brent também voltou a subir no mercado internacional.
Às 9h44 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em junho subia 0,82%, aos 107.470 pontos. Os futuros norte-americanos operavam mistos e as bolsas europeias tinham ganho. Na
Ásia, a maioria dos índices fechou no positivo.
Ubirajara da Silva, gestor de renda variável, disse que “petróleo e minério acabam trazendo bom humor para os países exportadores de commodities [como o Brasil] e ajudam o mercado local Petrobras e Vale devem puxar a Bolsa; as falas do Lula no final de semana sobre Campos Neto, mais uma vez batendo nos juros altos, não estão fazendo preço na abertura dos mercados. Na quarta (10) temos o CPI [inflação nos EUA] e uma semana pesada de resultados aqui no Brasil”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Imagem: Pixabay