Os principais índices de ações do mercado dos Estados Unidos em forte alta, com o Nasdaq subindo 2,2% após o relatório de empregos do país mostrar que o mercado de trabalho seguiu robusto em abril. O indicador aumentou o otimismo em Wall Street, uma vez que pode sinalizar que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) pause com sua política restritiva.
- Tem um grupo seleto de leitores do Monitor do Mercado que recebe informações, recomendações e análises de investimento diretamente no WhatsApp. É muito mais do que está disponível no site e, melhor, em tempo real. Quer entrar para a turma? Clique aqui.
A economia dos Estados Unidos criou 253 mil empregos em abril, enquanto Wall Street estimava 180 mil novos postos de trabalho, de acordo com o Departamento do Trabalho norte-americano.
O Departamento do Trabalho informou também que o número de vagas criadas em março foi revisado para baixo, para 165 mil. Originalmente, havia sido divulgada a criação de 236 mil empregos no período. A criação de vagas de fevereiro também foi revisada para baixo, de 311 mil para 248 mil.
Os dados econômicos encerram uma semana movimentada para os investidores, que viu o Fed mais uma vez aumentar as taxas de juros em mais 0,25%, já que os principais relatórios de lucros de empresas como Apple, Starbucks e Ford vieram majoritariamente positivos para o trimestre.
“Os dados dificultam a visão do Fed cortando os juros no curto prazo, a menos que o estresse do setor bancário piore muito, à luz do último relatório de empregos”, afirma o economista-sênior do Mizuho Global, Colin Asher.
No mercado de ações, a Apple registrou altas e baixas em seu relatório de lucros para o segundo trimestre fiscal, impulsionada pelas vendas do iPhone. Os papéis da empresa subiram 4,6%.
A recuperação das ações de bancos regionais foi impulsionada por uma nota do JPMorgan, que elevou Western Alliance, Zions Bancorp e Comerica para overweight. A empresa disse que esses três bancos parecem “substancialmente mal precificados” em parte devido à atividade de vendas a descoberto. O SPDR S&P Regional Banking ETF avançou 6,4%.
As ações do PacWest – que caíram acentuadamente esta semana com notícias de que está considerando opções estratégicas que incluem uma venda – subiram 81,7%. Western Alliance também saltou 49%.
As ações dos bancos regionais estiveram sob pressão nesta semana, já que os traders temem que outras instituições possam sofrer o mesmo destino que o Silicon Valley Bank (SVB) e o Signature Bank. Ambos os bancos entraram em colapso em março.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +1,65%, 33.674,38 pontos
Nasdaq 100: +2,25%, 12.235,4 pontos
S&P 500: +1,84%, 4.136,25 pontos
Confira a variação dos índices na semana:
Dow Jones: -1,24%
Nasdaq 100: +0,07%
S&P 500: -0,80%
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA