As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) operam de lado, com viés de alta para as curvas mais longas, depois de abrirem subindo e já terem recuado uma vez com a divulgação dos dados do Payroll muito acima do esperado – e acompanha movimento externo. A espera dos nomes a serem indicados hoje pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para o BC, corrobora com a tensão dos agentes financeiros.
Há pouco foi divulgado que a economia dos Estados Unidos criou 253 mil vagas de trabalho em abril e a taxa de desemprego caiu para 3,4%, de 3,5% em março. O número de criação de vagas veio acima da projeção dos analistas, que esperavam 180 mil novos postos de trabalho. Já a taxa de desemprego veio abaixo da previsão de 3,6%.
Para Bruno Komura, analista da Ouro Preto Investimentos, o Payroll indica um mercado mais pessimista, porque o FED vai ter de manter os juros altos por mais tempo. Mas quase não mexeu no mercado. Logo depois que saiu o dado, ainda estávamos seguindo lá fora. Aqui estamos na expectativa do Haddad e os nomes para o Banco Central, porque o arcabouço vai ficar pra semana que vem.
Embora Komura diga que o principal impulsionador dos juros é o movimento global, ele ressalta que o ambiente doméstico é de espera pelo anúncio de Haddad.
Aqui no Brasil tem essa cautela: será que o Galípolo que vai ser indicado? Será que o governo está buscando mudar a cara do COPOM ou não?, questiona. Antes disso, os juros seguem lá fora, conclui.
Por volta das 13h (horário de Brasília), o DI para janeiro de 2024 tinha taxa de 13,215% de 13,215 % no ajuste anterior; o DI para janeiro de 2025 projetava taxa de 11,775 % de 11,780%, o DI para janeiro de 2026 ia a 11,455 %, de 11,475%, e o DI para janeiro de 2027 com taxa de 11,560 % de 11,520 % na mesma comparação. No mercado de câmbio, o dólar operava em queda, cotado a R$ 4,9570 para venda.
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
Camila Brunelli / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels