O Índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da China caiu para 56,4 pontos em abril, de 57,8 pontos em março, de acordo com dados revisados do instituto de pesquisas S&P Global do grupo de mídia Caixin. O dado veio abaixo da previsão do mercado, que era de 56,5 pontos.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade industrial, de serviços e de construção, caiu para 53,6 pontos em abril, abaixo dos 54,5 pontos registrados em março.
“Tanto a oferta quanto a demanda de serviços tiveram um boom no mês passado. Apesar de uma ligeira queda em relação a março, os indicadores de atividade comercial e o total de novos pedidos ficou significativamente acima de 50 em abril e registrou as segundas leituras mais altas desde novembro de 2020, sugerindo que a atividade de serviços ainda estava em rápida recuperação. Enquanto isso, o fim das restrições de viagens internacionais continuou a impulsionar as exportações de serviços. Com forte demanda externa, a medida para novos pedidos de exportação ficou em território expansionista pelo quarto mês consecutivo”, disse o economista sênior do grupo Caixin, dr. Wang Zhe.