Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta quinta-feira (4) em queda, após o Banco Central Europeu (BCE) elevar as taxas básicas de juros da zona do euro em 0,25 ponto percentual (pp) e descartar uma pausa no ciclo de aperto monetário. Ontem, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) também aumentou os juros dos Estados Unidos em 0,25 pp.
Embora o aumento de 0,25 pp do BCE já estivesse precificado pelo mercado, os investidores acompanharam a coletiva de imprensa da presidente da instituição, Christine Lagarde, em busca de pistas sobre a continuidade do aumento. Segundo Lagarde, as taxas continuarão subindo e permanecerão elevadas pelo temo que for necessário para reduzir a inflação para a meta de 2%.
“A conferência de imprensa deixou claro que o trabalho do BCE ainda não está concluído. A frase-chave provavelmente foi que ‘as perspectivas de inflação continuam muito altas por muito tempo’. Lagarde teve alguns problemas para sinalizar se a decisão de hoje foi dovish ou hawkish, pois reiterou que mais terreno precisava ser coberto e que a decisão de hoje não foi uma pausa”, diz o chefe global de macro do ING, Carsten Brzeski.
“Quanto mais durava a coletiva de imprensa, mais Lagarde parecia enfatizar a necessidade de mais aumentos de juros e soava cada vez mais agressivo. Com toda a honestidade, o que começou como uma mensagem clara de uma abordagem reunião por reunião e dependência de dados terminou com mais perguntas do que respostas. Talvez tenha sido apenas um sinal do fato de que o BCE está cada vez mais dividido sobre o que fazer a seguir”, completa.
A decisão do BCE veio um dia após o Fed aumentar os juros da maior economia do mundo. Diferentemente do seu par europeu, em seu comunicado, o banco central dos Estados Unidos sinalizou uma possível pausa nas altas em breve.
Também nesta quinta-feira, os temores sobre uma possível crise no sistema bancário global foram reforçados, com as ações do PacWest Bancorp despencando 56% após relatos de que o banco regional dos Estados Unidos está avaliando opções estratégicas, incluindo uma possível venda.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): -1,10%, 7.702,64 pontos
DAX-30 (Frankfurt): -0,51%, 15.734,24 pontos
CAC-40 (Paris): -0,85%, 7.340,77 pontos
FTSE MIB (Milão): -0,61%, 26.670,0 pontos
IBEX-35 (Madri): -0,36%, 9.043,60 pontos
SMI-20 (Zurique): -0,48%, 11.451,00 pontos
PSI-20 (Lisboa): +0,36%, 6.090,34 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: Piqsels