O dólar comercial fechou em queda de 1,10%, cotado a R$ 4,9900. O movimento refletiu o aumento de 0,25 ponto percentual (pp) na taxa básica de juros, que ficou na faixa entre 5,0% e 5,25%, dentro das projeções do mercado. A expectativa, agora, fica por conta do Comitê de Política Monetária (Copom), que irá anunciar uma eventual mudança no valor da Selic (taxa básica de juros), hoje, a partir das 18h.
- Receba primeiro as notícias e análises que vão impactar o mercado. Assine o exclusivo Monitor do Mercado Real Time. Recomendações de investimento e informações, minuto a minuto, direto no seu celular. Clique aqui para conhecer.
Segundo a economista-chefe da Veedha Investimentos, Camila Abdelmalack, “parece ser consenso que o patamar terminal foi atingido, embora o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) não tenha dito isso no comunicado. Os holofotes estão virados para quando vão começar a cortar os juros”.
Abdelmalack entende o mercado vê que a taxa no patamar atual é suficiente para gerar resultados na economia, e que a recente crise bancária nos bancos estadunidenses aumento o temor de recessão econômica.
Para o head de tesouraria do Travelex Bank, Marcos Weigt, o aumento veio conforme o esperado, e tirou o indicativo de novas altas futuras: “Isso é bom para os ativos de risco”, explica.
Weigt acredita que o tom do Copom será mais duro, irá permanecer inalterado, mas ressalta que o boletim Focus, divulgado ontem pelo Banco Central (BC), apontou estabilidade do Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2024 e 2025, o que pode fazer com que a Selic comece a sofrer cortes a partir do segundo semestre: “Isso só irá ocorrer quando a projeção de inflação de 2024 e 2025 começar a cair, mas já é um bom sinal”, opina Weigt.
De acordo com o boletim da Ajax Asset, “por aqui, o Copom será o destaque da agenda. A expectativa é de continuidade dos juros e da comunicação hawkish (dura, propensa ao aumento ou manutenção dos juros)”.
Paulo Holland / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA










