O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, solicitou ao presidente da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, e outros líderes do Congresso uma reunião na próxima semana para negociar o aumento do limite da dívida dos Estados Unidos, informou a Casa Branca.
“Nesta tarde, o presidente Biden ligou para o presidente McCarthy, que está liderando um CODEL em Israel, para convidá-lo para uma reunião na Casa Branca no dia 9 de maio com o líder [Hakeem] Jeffries, o líder [Chuck] Schumer e o líder [Mitch] McConnell, que o presidente também ligou hoje”, informou a Casa Branca em um comunicado.
Mais cedo, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse que o governo dos Estados Unidos provavelmente começará a dar calote em sua dívida até 1º de junho se o limite do Congresso para o serviço da dívida do país não for aumentado até lá.
Na semana passada, a Câmara dos Representantes, de maioria republicana, aprovou uma legislação para aumentar o limite da dívida em troca de cortes nos gastos federais. A legislação, apelidada de ‘Limit, Save, Grow Act’, reduziria os déficits orçamentários em aproximadamente US$ 4,8 trilhões no período de 2023 a 2033, segundo o Escritório de Orçamento do Congresso.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: Unsplash