Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em queda, à medida que as consequências da falência do First Republic Bank continuaram a atingir as ações dos bancos e o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) iniciou sua reunião de política monetária de dois dias.
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
Dois dias antes da decisão do Fed, os reguladores tomaram posse da First Republic Bank e venderam a maior parte de seus ativos para o JPMorgan Chase, resultando na terceira falência de um banco americano desde o colapso do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank em março.
Como consequência, os papéis de pequenos e grandes bancos caíram, com operadores questionando o futuro de algumas instituições financeiras regionais após a crise que tomou conta de Wall Street em março. Os bancos regionais PacWest e Western Alliance tiveram as negociações pausadas na sessão depois de caírem mais de 20%.
Enquanto isso, as ações do JPMorgan recuaram 1,6%, revertendo parte de seus ganhos da sessão anterior. Um dia antes, as ações do banco subiram após a aquisição do conturbado First Republic Bank. Outros grandes bancos, como Goldman Sachs (-2,1%), Bank of America (-3%) e Citigroup (-2,6%), também recuaram.
Enquanto isso, a previsão é de que o Fed aumente os juros em 0,25 ponto percentual (pp) e potencialmente sinalize disposição para adiar novos aumentos. De acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group, os traders estão precificando 97% de chance de um aumento de juros. Os investidores procurarão pistas sobre se o Fed manterá os juros estáveis após esta reunião, ou se apertará ainda mais a política monetária para combater a inflação.
“Se a mensagem transmitida nesta reunião levar a uma reprecificação das expectativas do mercado de títulos para cortes de juros no segundo semestre de 23 (ou seja, cortes de juros são precificados, levando a um caminho implícito que está mais de acordo com a visão de nossos economistas para uma pausa), isso pode ser, em última análise, uma surpresa negativa para as ações”, afirmam analistas do Morgan Stanley em nota.
Também pesou sobre o sentimento a notícia do Tesouro de que o país pode atingir o teto da dívida mais cedo do que o esperado. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, alertou ontem que os Estados Unidos podem ficar sem medidas para pagar suas dívidas já em 1º de junho, antes do prazo final de julho estimado pelo Goldman Sachs.
Wall Street também voltará suas atenções para o relatório de empregos de abril na próxima sexta-feira. Na terça-feira, novos dados econômicos mostraram que as vagas de emprego caíram para 9,6 milhões em março, segundo o relatório Jolts. A taxa de demissões caiu para 2,5% e as demissões aumentaram para 1,8 milhão.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -1,04%, 33.698,50 pontos
Nasdaq 100: -0,94%, 12.098,0 pontos
S&P 500: -1,03%, 4.124,63 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA