Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam o pregão em campo misto, perdendo ímpeto ao longo do pregão, à medida que crescia o pessimismo em Wall Street com uma desaceleração econômica. O Nasdaq seguiu o rumo contrário e fechou em alta refletindo os fortes relatórios de lucros das bigtechs, com destaque para a Microsoft.
“Os operadores estão respirando aliviados depois que a Microsoft e a Alphabet ajudaram a aliviar provisoriamente as preocupações de crescimento e que o forte desempenho superior da tecnologia no acumulado do ano acabou”, explica o analista da Oanda, Ed Moya.
As ações da Microsoft subiram 7,2% e atingiram seu ponto mais alto em mais de um ano, depois de superar as expectativas de Wall Street no topo e nos resultados em seu relatório de lucros referente ao último trimestre. A empresa informou que viu um grande salto na receita de seu segmento de negócios de nuvem inteligente.
A potencial aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, no entanto, sofreu um revés na manhã de hoje, quando os reguladores do Reino Unido bloquearam o acordo por temores de concorrência. As ações da Activision caíram 11,4%.
As ações da Alphabet – controladora do Google – fecharam perto da estabilidade, depois de serem negociadas em alta no início do dia. A empresa registrou lucros melhores do que o previsto, mas disse que a receita cresceu apenas 3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Ainda assim, o índice do setor de tecnologia avança 1,3%, à medida que os investidores aumentaram sua exposição no meio da semana após os ganhos das bigtechs. A Meta, controladora do Facebook, avança 0,8% antes do relatório de lucros após o fechamento do mercado. A Amazon divulgará seu relatório de lucros amanhã.
Os papéis das bigtechs alimentaram o rali das ações até agora este ano, mas alguns analistas esperam que o setor possa ficar sob pressão de venda à medida que a economia perde força. Os investidores continuam preocupados que as expectativas de crescimento dos lucros sejam mais fracas, levando alguns estrategistas de mercado a antecipar um recuo que até agora ainda não se materializou.
Em outros setores, as ações da Chipotle saltaram 13% para atingir sua máxima histórica devido aos fortes ganhos em seu relatório do trimestre. Já o First Republic Bank recuou 29,7%, estendendo as perdas depois de cair quase 50% ontem. O banco regional disse na noite de segunda-feira que seus depósitos caíram 40%, para US$ 104,5 bilhões no primeiro trimestre.
No front de indicadores econômicos, a demanda por bens duráveis, como eletrodomésticos e computadores, foi maior do que os economistas esperavam em março, de acordo com dados divulgados pela manhã, em um sinal de que a economia está mostrando resiliência.
Essa bateria de indicadores veio antes da última atualização do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, programada para amanhã e do grande Indice de Preços de Gastos de Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês) – o indicador de inflação favorito do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) – sobre inflação.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,68%, 33.301,87 pontos
Nasdaq 100: +0,47%, 11.854,4 pontos
S&P 500: -0,38%, 4.055,96 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA