Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta quinta-feira majoritariamente em queda, com os investidores avaliando os resultados mistos de importantes empresas dos Estados Unidos enquanto procuram pistas sobre a trajetória das taxas de juros nas principais economias.
- Receba primeiro as notícias e análises que vão impactar o mercado. Assine o exclusivo Monitor do Mercado Real Time. Recomendações de investimento e informações, minuto a minuto, direto no seu celular. Clique aqui para conhecer.
Na sessão de hoje, os traders permaneceram olhando para os resultados do primeiro trimestre das companhias em busca de qualquer impacto das taxas de juros mais altas e da crise bancária do mês passado. O sentimento foi afetado após Elon Musk, da Tesla, indicar que estava pronto para sacrificar os lucros de curto prazo para garantir uma maior participação de mercado.
Resultados decepcionantes de AT&T e American Express fizeram pouco para aliviar algumas das preocupações do mercado nesta quinta. Para amanhã, é aguardado o relatório de Procter & Gamble.
Na Europa, o destaque de hoje foi a ata da reunião do Banco Central Europeu (BCE) dos dias 15 e 16 de março. Segundo o documento, divulgado hoje pelo banco central, as tensões financeiras recentes foram uma “fonte de incerteza significativa” para o crescimento econômico e também a inflação.
O Conselho reforçou que seguirá reagindo aos dados, mas também revelou que houve um acordo no encontro para sinalizar que, caso não tivesse havido a turbulência bancária, o cenário-base seria de uma elevação maior nas taxas de juros.
“Com apenas mais duas semanas até a próxima reunião do BCE, há poucas dúvidas de que ele continuará subindo as taxas. A única questão parece ser se o BCE vai optar por 0,25 pp ou 0,50 pp. Com o recente abrandamento do estresse do mercado financeiro, é improvável que interromper o ciclo de alta receba qualquer apoio do Conselho do BCE”, diz o chefe global de macro do ING, Carsten Brzeski.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): +0,05%, 7.902,61 pontos
DAX-30 (Frankfurt): -0,62%, 15.795,97 pontos
CAC-40 (Paris): -0,14%, 7.538,71 pontos
FTSE MIB (Milão): -1,10%, 27.627,1 pontos
IBEX-35 (Madri): -0,46%, 9.450,90 pontos
SMI-20 (Zurique): +0,29%, 11.399,50 pontos
PSI-20 (Lisboa): -1,00%, 6.159,96 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2023 – Grupo CMA