O Banco do Povo da China (PBoC, o banco central do país) confirmou sua decisão de manter as principais taxas de juros inalteradas, como já havia sido indicado no início da semana. A taxa de referência para empréstimos de um ano, conhecida como LPR, permaneceu em 3,65%, enquanto a taxa para empréstimos de cinco anos foi mantida em 4,30%.
Essa decisão era amplamente esperada depois que o banco central manteve a taxa de linha de crédito de médio prazo de um ano em 2,75%, conforme anunciado na segunda-feira (17).
Em relação à inflação, o PBoC espera que os preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) aumentem este ano, mas não prevê que a inflação ou a deflação se tornem um problema significativo para a China.
Em março, o CPI do país atingiu o nível mais baixo em 18 meses, com um aumento de apenas 0,7% em relação ao ano anterior, o que aumentou as preocupações sobre a fraca demanda do consumidor chinês. No entanto, as vendas no varejo em março cresceram mais do que o esperado, com um aumento de 10,6% em relação ao ano anterior.
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels