O Ibovespa conseguiu encerrar a sessão desta terça-feira (14) em terreno positivo, apesar da queda nas ações da Petrobras terem limitado os ganhos. O mercado internacional apresentou um tom mais otimista após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reforçar a perspectiva de que os juros nos Estados Unidos não devem subir em breve.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Google Podcasts; Anchor. Ou ouvir clicando no final da matéria:
Expectativas sobre os rumos dos juros nos EUA
Embora Powell tenha descartado um ajuste extra nos juros, alguns investidores ainda temem que isso possa acelerar o processo de ajuste econômico no país. O presidente do Fed destacou o ritmo do crescimento do PIB e do mercado de trabalho, deixando apenas a inflação como uma variável a ser observada.
Indicadores nos Estados Unidos e volatilidade nos mercados
No cenário internacional, os principais índices, como o Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq, encerraram o dia com altas. Entretanto, a inflação ao produtor nos EUA veio levemente acima do esperado, enquanto o dado de inflação ao consumidor, previsto para amanhã, pode aumentar a volatilidade nos mercados se surpreender negativamente.
Cenário interno e ata do Copom
No Brasil, a ata da última reunião do Copom era aguardada para esclarecer a decisão de corte de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros. O documento indicou que a divergência na decisão se deu principalmente pelo compromisso em manter o “forward guidance”, ou seja, o que já havia sido sinalizado ao mercado.
Ações da Petrobras
As ações da Petrobras tiveram queda de 1,8%, influenciando a alta modesta do Ibovespa. O balanço divulgado pela empresa mostrou uma redução significativa no lucro em relação ao ano anterior, principalmente devido ao aumento nas despesas operacionais.