O Bolsa Família, principal programa de assistência social do Governo Federal, anunciou seu calendário de pagamentos para 2024 com início em maio. Este programa segue sendo uma ferramenta fundamental para famílias em situação de vulnerabilidade econômica em todo o país.
Detalhes dos pagamentos e benefícios do Bolsa família
Conforme informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o pagamento do benefício ocorrerá nos últimos 10 dias úteis de cada mês, seguindo um cronograma escalonado. Em dezembro, especialmente, os pagamentos são antecipados devido às festividades de final de ano.
Para famílias residentes em municípios que se encontram em situação de emergência ou estado de calamidade pública, o pagamento será feito de forma unificada, já no primeiro dia de repasse, independentemente do final do Número de Identificação Social (NIS).
Quem tem direito ao Bolsa Família?
O acesso ao Bolsa Família é destinado a famílias cuja renda por pessoa não ultrapasse R$ 218 mensais. A avaliação para o recebimento do benefício inclui a divisão do total das rendas familiares pelo número de integrantes da casa, e, se o resultado for inferior ao limite estabelecido, a família é considerada elegível.
As famílias beneficiadas também são obrigadas a cumprir certas contrapartidas para garantir a continuidade do auxílio, incluindo a manutenção dos filhos na escola e o acompanhamento de saúde de gestantes e crianças por meio do pré-natal e vacinação.
Onde e como se cadastrar para receber o Bolsa Família?
A inscrição para o Bolsa Família é realizada através do Cadastro Único (CadÚnico), mecanismo utilizado pelo governo para integrar famílias de baixa renda aos programas sociais. Apesar de o registro no CadÚnico ser um pré-requisito, ele não garante a inclusão automática no programa, requerendo uma análise individual.
Formas de sacar os benefícios
A movimentação dos recursos pode ser feita pelo aplicativo Caixa TEM e por meio do internet banking, evitando a necessidade de deslocamento até as agências da Caixa Econômica Federal. Para aqueles que preferem, ainda é possível realizar saques diretamente em terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Calendário previsto para 2024
- Maio: Pagamentos de 17/5 a 31/5
- Junho: Pagamentos de 17/6 a 28/6
- Julho: Pagamentos de 18/7 a 31/7
- Agosto: Pagamentos de 19/8 a 30/8
- Setembro: Pagamentos de 17/9 a 30/9
- Outubro: Pagamentos de 18/10 a 31/10
- Novembro: Pagamentos de 14/11 a 29/11
- Dezembro: Pagamentos de 10/12 a 23/12
As atualizações e detalhes adicionais sobre o Bolsa Família são fundamentais para que as famílias planejem corretamente seus orçamentos e mantenham suas obrigações em dia. O programa continua a ser um pilar na luta contra a pobreza e na promoção do bem-estar das famílias em situação de vulnerabilidade no Brasil.