Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta segunda-feira majoritariamente em queda, à medida que os investidores avaliam as condições econômicas globais antes de uma série de resultados corporativos nesta semana.
- Sabia que o Monitor do Mercado manda notícias e recomendações de investimento primeiro para alguns grupos de WhatsApp? É o serviço chamado Real Time. E você pode fazer parte desse time, que fica à frente do mercado financeiro. Clique aqui e garanta seu acesso.
As finanças dos Estados Unidos permanecem no centro das atenções nesta segunda-feira. Hoje, Charles Schwab divulgou seus ganhos trimestrais, enquanto amanhã será a vez do Bank of America (BofA) e na quarta-feira (19), do Morgan Stanley. Os investidores estão de olho no setor bancário após o colapso do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signatue Bank no mês passado, que gerou uma crise de liquidez.
Além disso, na terça-feira (18), o relatório do Produto Interno Bruto (PIB) da China será divulgado e, no dia seguinte, serão divulgados os números do Indice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido, que também serão acompanhados de perto.
Na última sexta-feira (14), os bancos dos Estados Unidos, como JP Morgan, Citigroup e Wells Fargo, apresentaram relatórios de lucros do primeiro trimestre deste ano, surpreendendo com seus resultados provenientes dos pagamentos de juros mais altos.
“De um modo geral, a barra está baixa para a temporada de resultados, com uma queda de 4,8% nos ganhos do primeiro trimestre. Alguns setores, como energia, provavelmente terão um desempenho melhor do que a maioria”, diz a analista sênior de mercado do City Index, Fiona Cincotta.
Além dos balanços corporativos, os investidores continuam avaliando os próximos passos do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). O governador Christopher Waller disse que a instituição precisará aumentar as taxas novamente para domar a inflação, que ainda está muito acima da meta de 2%.
O mercado está precificando atualmente uma possibilidade de 83% de uma alta de 0,25 ponto percentual (pp) maio, acima dos 72% de uma semana atrás.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): +0,10%, 7.879,51 pontos
DAX-30 (Frankfurt): -0,11%, 15.789,53 pontos
CAC-40 (Paris): -0,28%, 7.498,18 pontos
FTSE MIB (Milão): -0,60%, 27.706,0 pontos
IBEX-35 (Madri): +0,17%, 9.378,50 pontos
SMI-20 (Zurique): -0,28%, 11.311,10 pontos
PSI-20 (Lisboa): +0,64%, 6.192,79 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2023 – Grupo CMA