A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou no último sábado (15) que o esperado aperto no crédito bancário pode acelerar o declínio da inflação e, como consequência, reduzir a necessidade de mais altas de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
Em entrevista à CNN, Yellen argumentou que as recentes turbulências no setor financeiro, após a quebra de instituições regionais, devem tornar os bancos mais cautelosos na concessão de empréstimos, o que pode levar a um aperto nos padrões de crédito. “Já víamos algum aperto nos padrões de crédito no sistema bancário antes desse episódio, e pode haver mais por vir”, ressaltou.
Apesar disso, Yellen avalia que a rápida resposta dos reguladores acalmou os mercados e diminuiu as incertezas, com bancos bem capitalizados. Por isso, ela acredita que ainda é possível ter um “pouso suave” nos Estados Unidos, ou seja, um cenário de controle da inflação sem impactos significativos no crescimento econômico e no emprego.
“Acho que há um caminho para reduzir a inflação, mantendo o que acho que todos nós consideraríamos um mercado de trabalho forte. E as evidências que estou vendo sugerem que estamos nesse caminho”, concluiu.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
imagem: Divulgação