A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou no domingo (16) que a crise bancária recente não deve resultar em uma redução das taxas de juros pela instituição.
“Não temos que reduzir (os juros)”, disse Lagarde em uma coletiva de imprensa com o canal de notícias CNN, enfatizando a importância de avaliar cuidadosamente as consequências dos acontecimentos financeiros recentes.
Lagarde destacou que é fundamental observar como os bancos estão endurecendo ou não as condições creditícias e qual será o impacto disso. “Como os bancos vão reagir? Como vão avaliar o risco e de que forma vão continuar emprestando dinheiro a empresas e famílias?”, questionou a chefe do BCE.
Ela alertou que se os bancos não emprestarem o suficiente, poderia haver um aumento da inflação, mas se ajustarem demais o crédito, o crescimento econômico pode ser prejudicado.
Lagarde se mostrou otimista em relação à economia global durante as reuniões da primavera (no hemisfério norte) do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial em Washington, das quais participou.
“Há uma recuperação. Este é, penso, um ponto que não era óbvio há apenas seis meses, quando todos esperávamos uma recessão, ainda que apenas técnica”, afirmou a presidente do BCE.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação