A semana deve ser agitada, apesar de ser mais curta devido ao feriado na sexta-feira (21) de Tiradentes em que a Bolsa não funcionará. O Ibovespa futuro cai em meio às expectativas dos investidores para a chegada do arcabouço fiscal ao Congresso entre hoje e amanhã (18). A previsão é de que a proposta seja aprovada de forma rápida.
Ainda hoje, os agentes financeiros ficam de olho à entrevista da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que deve comentar sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO/2024).
Esta semana também começa por aqui a temporada de balanços, com Indústrias Romi dando a largada amanhã (18).
Por aqui, os investidores digerem o Boletim Focus, que mostrou a estimativa de elevação da inflação medida pelo Indice de Preços ao Consumidor (IPCA) para 2023 de 5,98% para 6,01% e redução do PIB para este ano de +0,91% para 0,90%. Na semana passada, o IPCA desacelerou para 0,71% em março frente fevereiro animando os investidores. Outro dado econômico que o mercado assimila é o Indice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC), prévia do PIB, que recuou 0,04% em janeiro ante dezembro.
Lá fora, os investidores ficam atentos aos balanços corporativos e falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) para dar mais detalhes sobre os juros do país.
Às 9h50 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em junho caía 0,34%, aos 108.420 pontos. Os futuros norte-americanos operavam em alta. A maioria das bolsas europeias caía. Na Ásia, as bolsas fecharam no positivo.
Ubirajara Silva, gestor de renda variável, disse que a semana é importante com “a entrega do arcabouço fiscal e nos Estados Unidos uma serie de empresas divulgando balanços, principalmente os bancos para ver a saúde do setor; aqui também começa a divulgação dos resultados, amanhã, a Indústrias Romi e na quarta-feira Usiminas, começa a dar norte para o mercado de como está a saúde dar empresas”. Silva destaca também a China, que vai divulgar uma série de dados à noite, principalmente o PIB. “É importante para saber o rumo do minério de ferro”.
Os analistas da Mira Asset, disseram, em relatório, que os investidores ficam de olho “para o encaminhamento do arcabouço fiscal ao Congresso e de um rápido trâmite”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação