Christine Lagarde, Presidente do Banco Central Europeu (BCE), discursou nesta sexta-feira na 47 reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI), em que destacou as perspectivas econômicas globais em relação à inflação.
“Desde a reunião de outubro, as perspectivas econômicas globais melhoraram devido ao alívio gradual dos gargalos da oferta global, queda nos preços da energia e recuperação da economia chinesa após o levantamento das medidas de contenção relacionadas à pandemia”, afirmou Lagarde no encontro do Comitê Monetário e Financeiro Internacional.
Sobre a inflação, Lagarde declarou: “A inflação global também tem diminuído desde o pico no verão de 2022, apoiada pelo alívio das restrições de oferta, bem como pelo aperto da política monetária entre as economias avançadas. No entanto, as perspectivas de recuperação da economia global permanecem frágeis em meio à incerteza contínua, alimentada pela guerra injustificada da Rússia contra a Ucrânia, e a possibilidade de que as pressões nos mercados globais de energia e alimentos possam reaparecer, levando a novos picos de preços e inflação mais alta”.
Lagarde também destacou a importância de uma abordagem dependente de dados para a tomada de decisões de taxa de juros. “O elevado nível de incerteza reforça a importância de uma abordagem dependente de dados para nossas decisões de taxa de juros, que serão determinadas por nossa avaliação das perspectivas de inflação à luz dos dados econômicos e financeiros recebidos, a dinâmica da inflação subjacente e a força da transmissão da política monetária”, disse.
Por fim, a presidente do BCE afirmou que o banco central está monitorando de perto as tensões do mercado e está pronto para agir para preservar a estabilidade de preços e financeira na área do euro. “Estamos monitorando de perto as atuais tensões do mercado e estamos prontos para responder conforme necessário para preservar a estabilidade de preços e a estabilidade financeira na área do euro”, ressaltou.
- Tem um grupo seleto de leitores do Monitor do Mercado que recebe informações, recomendações e análises de investimento diretamente no WhatsApp. É muito mais do que está disponível no site e, melhor, em tempo real. Quer entrar para a turma? Clique aqui.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação