A Bolsa fecha em campo negativo, na contramão de Nova York, em dia em que os investidores realizam lucros após três sessões em alta e, somado a isso, a queda do minério de ferro na China refletiu nas ações ligadas à commodity, principalmente a Vale (VALE3) com o peso que tem no índice, e acabou impactando no movimento do Ibovespa.
- Receba primeiro as notícias e análises que vão impactar o mercado. Assine o exclusivo Monitor do Mercado Real Time. Recomendações de investimento e informações, minuto a minuto, direto no seu celular. Clique aqui para conhecer.
A Vale (VALE3) caiu 1,35%. Outro setor prejudicado na sessão de hoje foi o de proteína animal com a desvalorização do dólar. BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3) recuaram, respectivamente, 7,63% e 7,04%. Minerva (BEEF3) cedeu 6,46%.
Os papéis da MRV (MRVE) lideraram a alta do Ibovespa em 6,55%, após a companhia soltar a prévia operacional no 1T23. Petrobras (PETR3 e PETR4) subiu 1,17% e 0,6%.
O principal índice da B3 caiu 0,40%, aos 106.457,85 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em junho cedeu 0,42%, aos 108.395 pontos. O giro financeiro foi de R$ 22,1 bilhões. Em Nova York, as bolsas fecharam no positivo.
André Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, disse que o Ibovespa recua “em um movimento mais técnico de realização de lucros, visto que a Bolsa subiu mais de 5% ao longo da semana, além disso o minério de ferro caiu e acaba impactando as ações do setor, principalmente a Vale e puxa o Ibovespa pra baixo”.
Bruna Sene, analista de Investimentos da Nova Futura Investimentos, disse que após a forte alta da terça-feira e um pouco de ontem, na sessão de hoje a Bolsa “tem um movimento de realização de lucros; tem comitiva do Lula na China e Campos Neto em eventos nos Estados Unidos que podem movimentar pontualmente, mas o dia é mais morno; a queda das ações da Vale (VALE3) também influencia no índice; a tendência para a mineradora ainda é de baixa”.
Nicolas Farto, sócio e head de renda variável da Vértiq Investi, disse que o Ibovespa está em um movimento de correção após falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto da véspera e altas recentes da Bolsa.
“Ontem Campos Neto elogiou o arcabouço fiscal, e disse que o IPCA foi um bom número, mas deixou claro que não é suficiente para fazer a Selic cair, talvez a fala dele em conjunto com as altas recentes da Bolsa, a gente vê sentido um tipo de correção; juntamente a isso lá fora o minério de ferro caiu bastante e pesa no setor, a Vale está em queda; é saudável ver esse tipo de correção”.
Farto disse que o principal agora é “antever as próximas notícias, saiu o PPI nos EUA [caiu 0,5% em março], o que deve fazer preço são os vetores internos: aguardar protocolar o arcabouço fiscal e ver como vai funcionar, temos a reforma tributária, e o Lira [Arthur Lira, presidente da Câmara] formou um bloco maior para fazer frente ao grupo governista”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2023 – Grupo CMA