A economia do Brasil deve crescer menos em 2023 do que as projeções de janeiro deste ano de acordo com as projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), que chama atenção para a política fiscal e ao grande aumento do consumo público, ressaltando, porém, o papel desempenhado pela dívida pública.
Segundo as novas projeções do FMI, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve subir 0,9% este ano, abaixo do avanço de 1,2% do relatório anterior. Para 2024, a estimativa se manteve em 1,5%. Em 2022, o PIB do Brasil subiu 2,9%.
“No Brasil, é principalmente o grande aumento do consumo público, financiado pela tributação, que explica a contribuição positiva do impulsionador fiscal, embora o aumento da dívida pública também desempenhe um papel”, explica o FMI no relatório.
“A contribuição dos fluxos líquidos de capital internacional, que resume o impacto das forças globais – por meio de repercussões internacionais – é significativa, mas menor e vai na direção esperada”, acrescenta o Fundo no texto.
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels