A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse hoje que cerca de 90% das economias avançadas enfrentarão um declínio em sua taxa de crescimento em 2023.
“A atividade econômica está desacelerando nos Estados Unidos e na Eurozona, onde as taxas de juros mais altas pesam sobre a demanda”, disse Georgieva em um discurso antes das reuniões do FMI e do Banco Mundial. “Cerca de 90% das economias avançadas devem ver um declínio em sua taxa de crescimento este ano”.
Georgieva ainda afirmou que prevê que Índia e China respondam por metade do crescimento global este ano, que deve permanecer abaixo de 3%.
“Algum impulso vem das economias emergentes – a Ásia em especial é um ponto brilhante. Espera-se que a Índia e a China respondam por metade do crescimento global em 2023”, afirmou.
A diretora do FMI também disse que espera que o crescimento da economia global permaneça em torno de três por cento nos próximos cinco anos.
“Projetamos que o crescimento global permaneça em torno de três por cento nos próximos cinco anos, nossa menor previsão de médio prazo desde 1990 e bem abaixo da média de 3,8 por cento das últimas duas décadas”, concluiu.
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação