As bolsas de valores de Nova York encerraram a sessão desta segunda-feira sem uma direção única, com diferentes setores influenciando os índices de maneira distinta. O índice Dow Jones foi pressionado principalmente pelas quedas no setor industrial e nas empresas de petróleo, enquanto o Nasdaq foi impulsionado por mais um avanço significativo das ações da Nvidia.
Resultados dos índices:
- Dow Jones cai 0,30% (38.571,03 pontos);
- S&P 500 sobe 0,11% (5.283,40 pontos);
- Nasdaq ganha 0,56% (16.828,67 pontos).
Dados econômicos
A possibilidade de uma redução de juros pelo Federal Reserve (Fed) até setembro ganhou força no mercado. Esta expectativa foi impulsionada por indicadores como o índice de gerentes de compras (PMI) industrial, que veio abaixo do esperado pelos analistas. Segundo um relatório da Pantheon, a recuperação do setor industrial “terminou” antes mesmo de ganhar força.
Agora, os investidores esperam atentamente a leitura do payroll de maio, marcado para esta semana, que devem dar mais pistas sobre a decisão do Fed em relação ao corte de juros.
Setor industrial e energético
Dentro desse cenário, as ações da Caterpillar caíram 2,12%. No setor de energia, a decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) de reduzir a produção pesou nas cotações do barril de petróleo, que recuaram mais de 3%.
Como resultado, as ações da Chevron e da Exxon Mobil caíram 2,98% e 2,40%, respectivamente. O setor de energia teve a maior baixa do dia, com uma queda de 2,6%.
Avanço da Nvidia e ações memes
Por outro lado, a Nvidia se destacou positivamente. O CEO da empresa, Jensen Huang, anunciou novos planos para chips aceleradores de inteligência artificial (IA), fazendo com que as ações da Nvidia subissem 4,90%.
Entre outros destaques, as ações da Gamestop saltaram 21% devido a renovada euforia por ações memes – aquelas impulsionadas principalmente pelo interesse de pequenos investidores coordenados em redes sociais.
Problemas técnicos na NYSE
Um problema técnico que paralisou algumas ações na Bolsa de Nova York (NYSE) foi solucionado ao longo da tarde. Entre os afetados, as ações da Berkshire Hathaway chegaram a despencar 99% momentaneamente, mas fecharam com uma leve alta de 0,01%.