A Agência Internacional de Energia (AIE) alertou nesta segunda-feira que os cortes nas metas de produção de petróleo anunciados pelaOrganização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) no fim de semana podem piorar um mercado já tenso e aumentar os preços do petróleo, em meio a pressões inflacionárias.
- Tem um grupo seleto de leitores do Monitor do Mercado que recebe informações, recomendações e análises de investimento diretamente no WhatsApp. É muito mais do que está disponível no site e, melhor, em tempo real. Quer entrar para a turma? Clique aqui.
“Os mercados globais de petróleo já estavam definidos para apertar no segundo semestre de 2023, com o potencial de surgimento de um déficit substancial de oferta”, disse o órgão regulador de energia sediado em Paris em um comunicado.
“Os novos cortes da Opep+ correm o risco de exacerbar essas tensões e elevar os preços do petróleo em um momento em que fortes pressões inflacionárias estão prejudicando consumidores vulneráveis em todo o mundo”, completou a AIE.
O alerta veio após a decisão dos países da Opep+ de cortar a produção global de petróleo em cerca de 1,6 milhão de barris por dia (bpd).
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA