A NBC News relatou nesta segunda-feira que um balão chinês, supostamente controlado pelo governo de Pequim, foi capaz de coletar informações de várias instalações militares dos Estados Unidos, apesar dos esforços do presidente Joe Biden para evitar a manobra.
Segundo duas autoridades norte-americanas e um ex-alto funcionário do governo citados pela reportagem, o balão sobrevoou vários locais em fevereiro, por vezes voando em formação de oito.
“A inteligência que a China coletou foi principalmente de sinais eletrônicos, que podem ser captados de sistemas de armas ou incluir comunicações da equipe na base, em vez de imagens”, disse a NBC, citando as autoridades.
Embora na época os oficiais dos Estados Unidos tenham minimizado na época os riscos para a segurança nacional, o balão foi abatido na costa do Atlântico por ordem de Biden, após uma semana sobrevoando os Estados Unidos e o Canadá no início de fevereiro.
O incidente resultou no adiamento de uma visita planejada do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, à China, além de agravar ainda mais as relações entre as duas maiores economias do mundo.
- Essa informação chegou primeiro para quem é membro do Monitor do Mercado Real Time. Já garantiu o seu acesso? Clique aqui.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA