As instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central (BC) na pesquisa Focus reduziram a previsão de déficit primário em 2023 para 1,01% do Produto Interno Bruto (PIB), de 1,02% na semana passada. O resultado primário equivale à diferença entre a receita e a despesa pública, sem considerar os gastos referentes à dívida do governo – como as despesas com o pagamento de juros.
A previsão para o resultado nominal – a diferença entre as receitas e as despesas do governo, inclusive aquelas relacionadas à dívida pública – foi de déficit de 7,80% do PIB, igual ao saldo negativo de 7,80% do PIB observado na semana anterior.
A estimativa para a dívida líquida do setor público em 2023 aumentou para 61,15% do PIB, comparada à projeção de 61,00% do PIB da semana passada.
- Essa informação chegou primeiro para quem é membro do Monitor do Mercado Real Time. Já garantiu o seu acesso? Clique aqui.
Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels