O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou R$ 10,65 bilhões em financiamentos para projetos de infraestrutura e mobilidade urbana em São Paulo. O evento no Palácio do Planalto reuniu o presidente Lula, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, nesta sexta-feira (29).
Ontem, o governo havia anunciado um aporte de R$ 3,6 bilhões para impulsionar as obras da Transnordestina. Na ocasião, também foi assinada a Ordem de Serviço (OS) para a execução de obras de infraestrutura em mais um trecho da ferrovia.
Investimentos em São Paulo: metrô, rodovias e ônibus elétricos
Os projetos em São Paulo integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), totalizando R$ 10,65 bilhões financiados pelo BNDES. Entre os destaques estão:
Linha 2-Verde do Metrô:
- Extensão de 8,2 km até a Penha, com 8 novas estações.
- Investimento total de R$ 6 bilhões, sendo R$ 3,6 bilhões para 44 novos trens e R$ 2,4 bilhões em obras civis.
O projeto tem previsão de conclusão em dezembro de 2028, com capacidade para atender 1,2 milhão de pessoas por dia.
Rodoanel Norte:
- Finalização do trecho com 46 km de vias, incluindo 14 túneis e capacidade para atender 30 mil caminhões diários.
- Investimento de R$ 3,4 bilhões, com R$ 1,35 bilhão financiados pelo BNDES.
- Expectativa de geração de 10 mil empregos diretos e indiretos.
Trem Intercidades:
- Ligação São Paulo-Campinas, atendendo 15 milhões de pessoas em 11 municípios.
- Investimento de R$ 14,5 bilhões, com financiamento de R$ 6,4 bilhões dividido em duas etapas.
- Previsão de operação: após 2025.
Frota de ônibus elétricos:
- Contrato de R$ 2,5 bilhões para aquisição de 1.300 ônibus elétricos para a capital paulista.
Novos investimentos para a Transnordestina
O investimento para a finalização da ferrovia Transnordestina, prioriza a conclusão dentro do Novo PAC. As obras, que retomaram ritmo em 2023, abrangem:
Trecho entre Eliseu Martins (PI) e Pecém (CE):
- R$ 3,6 bilhões financiados pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).
- Avanço nas obras do lote 7, com 55 km entre Quixadá e Itapiúna (CE).
- Previsão de operação assistida: 2025, com foco em soja, milho e calcário.
Extensão total:
- 1.757 km, sendo 676 km já entregues e 151 km em execução.
- Inclusão do ramal de Pernambuco, ligando Salgueiro ao Porto de Suape.
A ferrovia é apontada como fundamental para integração da malha ferroviária nacional, conectando-se à Ferrovia Norte-Sul e reduzindo custos logísticos para o agronegócio.
*Com informações da agência de notícias CMA