A Gerdau (GGBR4) anunciou nesta quarta-feira (18), por meio de sua controlada Gerdau Ameristeel US Inc., a aquisição de ativos da empresa Dales Recycling Partnership, que atua na operação, processamento e reciclagem de sucata ferrosa nos Estados Unidos.
O valor da transação é de aproximadamente US$ 60 milhões, segundo comunicado ao mercado.
Objetivo da aquisição
O foco da Gerdau com essa aquisição é reforçar o fornecimento de sucata ferrosa para suas operações na América do Norte por meio de canais próprios e a um custo mais competitivo, uma vez que a sucata ferrosa é um insumo importante no processo de produção de aço, especialmente em usinas que utilizam fornos elétricos, tecnologia amplamente empregada pela Gerdau.
Essa estratégia visa reduzir os custos com matéria-prima e aumentar a eficiência de suas operações, uma vez que o controle sobre a cadeia de fornecimento de sucata pode garantir preços mais competitivos e maior previsibilidade no abastecimento.
Condições para o fechamento do negócio
Na negociação firmada entre a Gerdau e a Dales Recycling Partnership, o pacote de ativos inclui terrenos, estoques e ativos fixos das operações da Dales Recycling nos estados do Tennessee, Kentucky e Missouri.
A conclusão da transação ainda está sujeita à verificação de condições precedentes usuais para este tipo de operação, que inclui, entre outros fatores, aprovações regulatórias e a análise de ativos e passivos envolvidos na compra.
Aproximadamente às 14h55 (horário de Brasília), as ações da Gerdau recuavam 0,49%, sendo negociadas a R$ 18,43.
Imagem: Gerdau -Divulgação