O Banco Safra anunciou nesta terça-feira (06), a aquisição da Guide Investimentos, em movimento estratégico para impulsionar o crescimento da corretora. Segundo comunicado à imprensa, o Safra busca acelerar o desenvolvimento da Guide em diversas áreas, oferecendo capital e expertise, além de ampliar a gama de produtos e serviços disponíveis para os clientes. O valor da transação não foi revelado.
Objetivo de crescimento
A Guide Investimentos, controlada pela Fosun, é uma plataforma de investimentos presente em diferentes segmentos, como escritórios de assessoria de investimento, wealth management, corretora institucional e asset management. Nos últimos anos, a empresa registrou crescimento orgânico e expandiu por meio de aquisições de corretoras e carteiras de clientes, alcançando cerca de R$ 20 bilhões em ativos sob custódia.
Fortalecimento
Com essa aquisição, o Banco Safra fortalece sua presença em áreas estratégicas como escritórios de assessoria de investimento, onde a Guide é a quarta maior operação do mercado, enquanto o Safra Invest ocupa a terceira posição. Além disso, a Guide possui uma carteira de clientes de alta renda no segmento de wealth management, e uma operação relevante e clientes importantes na corretora institucional.
Assessorias e procedimentos legais na transação
Para concluir a transação, o Safra contou com assessoria financeira do Banco Safra e suporte legal do Spinelli Advogados e do Vieira Rezende Advogados. Já a Fosun, controladora da Guide, teve a assessoria legal do Pinheiro Neto Advogados. Vale ressaltar que o fechamento da operação está sujeito à obtenção das aprovações regulatórias necessárias.
Possíveis impactos para investidores
Investidores que acompanham o mercado financeiro devem observar os desdobramentos dessa aquisição, que pode resultar em uma ampliação significativa da oferta de produtos e serviços disponíveis através da Guide Investimentos. Isso pode representar novas oportunidades de investimento e acesso a uma gama mais ampla de ferramentas financeiras, o que pode influenciar estratégias de alocação de recursos.
Imagem: Divulgação