O BTG Pactual divulgou um relatório destacando o potencial do Brasil diante da nova ordem mundial. O país é visto como uma “grande e consolidada democracia” e pode se beneficiar significativamente no cenário global. O banco aponta para ações baratas, relevância na agenda de sustentabilidade e distância dos conflitos geopolíticos como fatores positivos.
Segundo o banco, o Brasil se destaca quando comparado a outros mercados internacionais, com as ações locais sendo negociadas a uma média de 10 vezes o múltiplo preço por lucro (P/E), excluindo Vale e Petrobras. Com as bluechips, esse múltiplo cai para 8 vezes.
O país também é visto como um destaque na agenda de sustentabilidade, com uma matriz energética considerada a mais “limpa” do mundo, com 80% da produção proveniente de fontes como hidrelétricas, energia solar ou eólica.
Além disso, o Brasil se destaca nas exportações de alimentos e commodities, o que o coloca como uma das principais apostas globais. No entanto, o banco ressalta que o percentual da área cultivada ainda é baixo em relação à área disponível, o que sugere espaço para crescimento.
Imagem: Piqsels