A Gafisa caiu quase 10% e entrou em leilão no pregão de hoje, após a decisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de suspender a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) convocada pelo fundo Esh Theta para esta segunda-feira (18). Por volta das 11h de hoje, a ação era negociada a R$ 8,65.
Irregularidade
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou que a convocação da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Gafisa, agendada para hoje pelo fundo Esh Theta, é considerada irregular. Este desdobramento marca mais um episódio na longa disputa societária que tem permeado a incorporadora nos últimos tempos.
Edital
O embate ganhou destaque quando, em 15 de fevereiro, o Esh Theta publicou o edital convocando a AGE para discutir a substituição da administração da Gafisa. No entanto, tanto a área técnica quanto o colegiado de diretores da CVM entenderam que a Gafisa já havia respondido ao pedido do Esh Theta ao agendar uma assembleia para 26 de abril, tornando assim a convocação de março irregular.
O caso foi levado à CVM por solicitação dos fundos Estocolmo e Ravello, culminando na decisão da reguladora em indeferir o pedido de interrupção do prazo de convocação da AGE da Gafisa, marcada para 18/03/2024, reconhecendo a irregularidade na sua convocação desde o início.
Imagem: Divulgação