Para quem desconhece a existência de um instrumento prático e gratuito que permite verificar se tem algum dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras, esta é uma informação valiosa. Trata-se do Sistema Valores a Receber (SVR), uma plataforma digital criada pelo Banco Central.
O que é o Sistema Valores a Receber?

O SVR é uma ferramenta online desenvolvida pelo Banco Central que possibilita aos cidadãos e empresas checarem se possuem valores esquecidos em instituições financeiras. O sistema entrou em operação em 2022, ficando temporariamente desabilitado e retomando as atividades em março de 2023, agora com novos recursos.
Os valores esquecidos se originam de diversas situações, como contas bancárias encerradas com saldo remanescente, recursos de consórcios já findos, tarifas cobradas indevidamente e restituídas e contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras que foram encerradas com saldo.
Como acessar e usar o Sistema Valores a Receber?
A consulta ao sistema é bastante simples e envolve seguir alguns passos na plataforma do Banco Central: inserir CPF ou CNPJ, preencher com a data de nascimento ou de abertura da empresa e clicar em “Consultar”.
Caso a plataforma indique a presença de algum valor para resgate, tal procedimento deve ser solicitado por meio de um link específico, na conta gov.br do usuário. Importante frisar que o serviço somente permite a realização de resgates instituições que aderiram a um Termo do Banco Central e ao usuário que possua uma chave Pix (não pode ser a aleatória).
Acesso ao Sistema Valores a Receber para representantes de pessoas falecidas
Em casos de herdeiros ou inventariantes que desejam verificar a existência de valores esquecidos, a consulta se procede da mesma forma. Entretanto, o saque deverá se dar mediante contato direto com a instituição financeira em que se encontra o valor.
Alerta para golpes relacionados ao Sistema Valores a Receber
O Banco Central alerta sobre a existência de golpes aplicados com a alegação de serviço relacionado ao Valores a Receber. Portanto, cabe lembrar que o único sítio eletrônico para consultar e obter informações sobre a devolução de valores é o valoresareceber.bcb.gov.br. Todo serviço oferecido é gratuito e não precisa de intermediação de terceiros. O Banco Central jamais entrará em contato com os usuários, evite clicar em links suspeitos recebidos por mensagem ou e-mail.
Dinheiro esquecido para receber do Governo?
O Sistema Valores a Receber é específico para montantes residualmente presentes em contas bancárias ou financeiras. Ele não identifica qualquer valor de outras origens que cidadãos venham a ter direito. Para verificar valores referentes a benefícios governamentais, deve-se contatar diretamente a Caixa Econômica Federal.
Serasa: um aliado na organização financeira
O aplicativo Serasa é uma ferramenta indispensável para quem deseja ter uma gestão organizada das finanças. Ele permite que o usuário organize suas contas, negocie dívidas, consulte e melhore seu Serasa Score, monitore o CPF e tenha acesso a muitos outros serviços.