O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,5% no segundo trimestre de 2024, ante um avanço de 0,7% no trimestre anterior, segundo dados revisados do Escritório Nacional de Estatísticas (ONS). Essa taxa de crescimento foi revisada para baixo, uma vez que a leitura anterior indicava um aumento de 0,6%.
Na comparação anual, o PIB apresentou uma alta de 0,7%, enquanto as expectativas do mercado eram de um crescimento trimestral de 0,6% e anual de 0,9%.
Setores em destaque
A produção industrial no Reino Unido caiu 0,7% no segundo trimestre, enquanto o setor de equipamentos de transporte foi o mais impactado, registrando uma queda de 3,1%, que pode estar associada aos desafios nas cadeias de suprimento e na demanda.
Por outro lado, o setor de serviços registrou um crescimento de 0,6% no mesmo período. Este setor é uma parte crucial da economia britânica, representando uma grande fatia do PIB e seu desempenho positivo pode indicar uma resiliência da economia em meio a dificuldades em outros segmentos.
A construção, no entanto, enfrentou uma leve queda de 0,2%, refletindo a cautela dos investidores e construtores diante de incertezas econômicas, o que pode impactar futuros projetos e contratações no setor.
Renda familiar
A renda disponível real das famílias do Reino Unido no segundo trimestre deste ano, foi estimada em 1,3%; ante 1,6% registrado no trimestre anterior. Já a taxa de poupança das famílias foi estimada em 10%, acima dos 8,9% do primeiro trimestre.
Segundo o ONS, o déficit em conta-corrente do Reino Unido chegou a 28,4 bilhões de libras esterlinas (US$ 38,03 bilhões) no segundo trimestre, ante um déficit revisado de 13,8 bilhões de libras no trimestre anterior.
*Com informações da agência de notícias CMA
Imagem: Piqsels