O setor de serviços prestados no Brasil apresentou crescimento de 1,2% em julho de 2024 em relação a junho, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado superou as expectativas do mercado, que esperava uma alta de apenas 0,05%, conforme o Termômetro CMA.
Esse avanço coloca o setor de serviços 15,4% acima do nível observado em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia, marcando um novo ponto alto na série histórica.
Comparação com 2023 e acumulado do ano
Na comparação com julho de 2023, o volume de serviços apresentou um crescimento de 4,3%, novamente acima das expectativas do mercado, que projetava 2,55%.
Esse resultado positivo marca o segundo mês consecutivo de alta para o setor, impulsionado por quatro das cinco atividades analisadas pelo IBGE.
No acumulado de 2024, até julho, o setor de serviços registrou crescimento de 1,8% em relação ao mesmo período de 2023. Nos últimos 12 meses, o setor também mostrou maior dinamismo, com crescimento de 0,9% até julho, contra 0,8% em junho.
Segundo dados do IBGE, a receita nominal de serviços registrou alta de 2,1% de junho para julho. Frente a julho de 2023, quando a alta foi de 10,8%.
Setores em destaque
Entre as atividades com maior destaque em julho, o setor de serviços profissionais, administrativos e complementares cresceu 4,2%, seguido pelo setor de informação e comunicação, que avançou 2,2%. Esses dois segmentos já acumulam ganhos de 6,5% e 3,8%, respectivamente, nos últimos dois meses.
O setor de outros serviços também cresceu, com alta de 0,2%, recuperando parte das perdas registradas entre maio e junho, quando caiu 0,8%.
Por outro lado, o setor de transportes registrou queda de 1,5%, tendo o maior impacto negativo sobre o volume total de serviços. Já os serviços prestados às famílias apresentaram uma leve retração de 0,2%.
Em julho, 14 estados registraram taxas positivas ante junho, com destaque para São Paulo (2,4%), Distrito Federal (14,8%), Rio de Janeiro (0,6%), Minas Gerais (0,9%) e Rio Grande do Sul (1,5%).
Média móvel trimestral
O índice de média móvel trimestral do volume de serviços cresceu 0,8% no trimestre encerrado em julho de 2024, indicando uma tendência positiva no período.
Três dos cinco setores investigados também mostraram expansão: profissionais, administrativos e complementares (1,8%); serviços prestados às famílias (1,1%); e informação e comunicação (1,0%).
Os setores de transportes (-0,5%) e outros serviços (-0,2%) foram os únicos a apresentar retração nesse indicador.
*Com informações da agência de notícias CMA
Imagem: Freepik