Podcast: Ibovespa chega próximo aos 126 mil pontos e dólar cai mais de 1%
Entenda tudo que movimentou o mercado financeiro e o mundo dos investimentos nesta segunda-feira (20), com o podcast Fechamento do Mercado, uma produção do Monitor do Mercado
20/11/2023 18:44
-
20/11/2023 18:44

Entenda tudo que movimentou o mercado financeiro e o mundo dos investimentos nesta segunda-feira (20), com o podcast Fechamento do Mercado, uma produção do Monitor do Mercado.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Google Podcasts; Anchor. Ou ouvir clicando abaixo.
O índice Ibovespa registrou sua quarta sessão consecutiva de valorização nesta segunda-feira (20), apesar do feriado em diversas cidades do Brasil, incluindo São Paulo. Referência para o mercado acionário brasileiro, o índice renovou sua máxima no ano, avançando 0,90% e encerrando o dia aos 125.896 pontos. Esse nível atingido hoje representa a maior marca desde julho de 2021.
Dólar encerra em queda
Em paralelo, o dólar fechou o dia com uma desvalorização de 1,09%, cotado a R$ 4,85. Essa movimentação ocorreu mesmo com o aumento das taxas futuras de juros, que interromperam uma sequência de três quedas consecutivas. Contudo, o Ibovespa conseguiu manter-se em território positivo, impulsionado pelos índices acionários de Wall Street e pelo aumento das apostas de elevação das taxas de juros no primeiro semestre de 2024.
Cenário interno e externo
No cenário interno, o relatório Focus apontou expectativas dos economistas sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A projeção para o encerramento deste ano diminuiu para 4,55%, em comparação com os 4,59% do levantamento anterior. Para 2024, a projeção foi ajustada de 3,91% para 3,92%.
Já no cenário internacional, os principais índices acionários de Wall Street encerraram o dia em alta, com destaque para o Nasdaq, impulsionado pela recuperação da Microsoft, que possui significativa representatividade no índice de tecnologia. Os rendimentos dos Treasuries, títulos de renda fixa americanos, também contribuíram para o desempenho positivo dos mercados acionários.
Destaques corporativos
No âmbito corporativo, as maiores altas foram observadas nas ações da Companhia Siderúrgica Nacional (#CSNA3), que subiram 9,49%, seguidas pelas da Raizen (#RAIZ4), com elevação de 5,60%, e das ações da Raia Drogasil (#RADL), que registraram alta de 4,57%.
Por outro lado, as principais quedas foram nas ações da Gerdau (#GOAU4 e #GGBR4), com declínio de 4,62% e 4,33%, respectivamente. Seguidos de Cemig (#CMIG4), com queda de 2,84%, e nas ações da CVC (#CVCB3), que caíram 1,93%.
Podcast
Em episódios diários, no começo e no fim do dia, com cerca de 5 minutos, o programa mantém seus ouvintes atualizados sobre os pontos mais importantes da economia e do mundo financeiro.
São notícias, análises e dados para você tomar as melhores decisões para seus investimentos e cuidar bem do seu dinheiro.
Aproveite para ficar por dentro do que importa para a sua vida financeira, com especialistas no assunto, como Thiago Raymon, gestor da Titan Capital; Lucas Rocco, André Ribeiro e Pablo Piero, da Wise Investimentos | BTG Pactual; Marcos Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado, e muito mais!
Imagem: Unsplash