Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PP), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da indústria de bens de capital no país registrou uma queda de 1,20% em dezembro, em comparação com o mês anterior. Esse indicador também revelou uma diminuição de 15,90% em relação a dezembro de 2022.
Variações nos bens de consumo
No segmento de bens de consumo, a produção apresentou movimentos distintos. Houve um aumento de 1,30% na passagem de novembro para dezembro. Contudo, ao comparar com dezembro de 2022, observou-se uma diminuição de 0,40%.
Bens de consumo duráveis se destacam
Analisando a categoria de bens de consumo duráveis, nota-se um crescimento significativo de 6,30% em dezembro ante novembro. No entanto, em relação ao mesmo período do ano anterior, registrou-se uma queda de 0,90%. Já entre os semiduráveis e os não duráveis, a produção teve uma leve alta de 0,10% na comparação mensal, mas uma redução de 0,30% em relação a dezembro de 2022.
Bens intermediários apresentam crescimento
Para os bens intermediários, o IBGE destaca um aumento de 1,30% na produção em dezembro ante novembro. Surpreendentemente, em relação a dezembro de 2022, a produção apresentou um crescimento expressivo de 370%.
Imagem: Pixabay