A Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou nesta quinta-feira (15) um relatório prevendo que a oferta global de petróleo aumentará em 2024 para atender à demanda, que crescerá a um ritmo mais lento. O documento indica que o crescimento econômico global menos robusto contribuirá para uma desaceleração no aumento da demanda de petróleo, estimada em 1,2 milhão de barris por dia (bpd) neste ano, em comparação com 2,3 milhões de bpd em 2023, totalizando uma média de 103 milhões de bpd.
A análise da AIE aponta que o avanço da demanda global por petróleo está perdendo força. Por outro lado, a produção crescente de países fora da Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados) deverá impulsionar a oferta da commodity, com um aumento estimado em 1,7 milhão de bpd em 2024, totalizando 103,8 milhões de bpd, ante uma projeção anterior de 1,5 milhão de bpd.
Os Estados Unidos, Brasil, Guiana e Canadá são esperados para liderar o avanço na oferta global de petróleo em 2024. Em termos de demanda, China, Índia e Brasil devem responder por 78% do aumento no consumo deste ano.
Imagem: Piqsels