O principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, conseguiu se manter acima dos 129 mil pontos mesmo diante da pressão exercida pelas grandes empresas de commodities. Petrobras e Vale registraram quedas de 2% e 2,19%, respectivamente, devido ao cenário de baixa do petróleo e minério nesta terça-feira (20).
Desempenho do Ibovespa
Apesar disso, o Ibovespa manteve-se em alta pelo quarto dia consecutivo, alcançando seu maior nível desde o último dia 7, próximo aos 130 mil pontos. No dia, o índice oscilou entre 128.326,04 e 129.916,11 pontos, registrando um aumento de 0,68%. O volume financeiro totalizou R$ 28,2 bilhões.
No acumulado do mês, o Ibovespa apresenta um ganho de 1,69%, limitando as perdas no ano a 3,18%. Nas duas primeiras sessões desta semana, o índice acumula um aumento de 0,92%.
Cenário corporativo
O desempenho positivo foi impulsionado pelo avanço dos grandes bancos, com destaque para Itaú e Bradesco, que registraram altas de 2,18% e 2,34%, respectivamente. As empresas do setor de utilities, como Eletrobras e Itausa, também contribuíram para o resultado positivo.
Na lista de maiores ganhadores do dia, figuraram empresas como Carrefour, com alta de 11,16%, após divulgar resultados, e Petz, com 8,02%. Por outro lado, entre os destaques negativos, além de Vale, estão CSN, Magazine Luiza e CSN Mineração.
Análise do mercado e perspectivas para investidores
Em entrevista ao Estadão, Bernard Faust, sócio da One Investimentos, disse que o destaque do dia foi o corte na taxa de juros de cinco anos na China, referência para o crédito imobiliário. Porém, o tombo no preço do minério de ferro acabou predominando para a B3, com uma visão do mercado de que o corte na taxa de juros não será suficiente para recuperar o setor imobiliário chinês.
Apesar disso, o desempenho positivo dos bancos e de outras ações cíclicas foi fundamental para sustentar o Ibovespa, mesmo com o desempenho negativo do setor de commodities.
Cenário internacional
Nos Estados Unidos, o mercado também operou em queda, refletindo a cautela dos investidores após o feriado do Dia do Presidente. Além disso, a correção de mais de 5% no preço do minério de ferro na China teve impacto direto no setor brasileiro.