Nesta quarta-feira, as bolsas europeias apresentaram desempenhos divergentes, com destaque para a pressão sobre a Bolsa de Londres. Isso ocorreu principalmente devido ao declínio de dois dígitos das empresas Reckitt Benckiser e St. James’s Place, cujos resultados ficaram aquém das expectativas dos investidores.
Impacto nos índices
O índice pan-europeu Stoxx 600 registrou uma queda de 0,35%, fechando em 494,59 pontos. Em contrapartida, em Frankfurt, o índice DAX teve um leve aumento de 0,25%, atingindo 17.601,22 pontos, enquanto o CAC-40, em Paris, apresentou um ganho de 0,08%, encerrando em 7.954,39 pontos.
Reckitt Benckiser e St. James’s Place em queda
A St. James’s Place registrou uma queda significativa de 18,39%, após cortar o valor do dividendo e fazer uma provisão para cobrir reclamações de clientes. Enquanto isso, a Reckitt Benckiser, detentora de marcas populares, como Veja e Sustagen, sofreu uma queda de 12,64%, devido a uma receita líquida abaixo do esperado no quarto trimestre. Com isso, o FTSE 100, a Bolsa de Londres, fechou em 0,76%.
Análise dos especialistas
Analistas observam que os desafios da Reckitt Benckiser continuam em foco, especialmente em seu negócio de nutrição, onde os custos permanecem elevados. A pressão sobre os gastos dos consumidores e os altos custos de empréstimos podem estar contribuindo para a perda de participação de mercado da empresa.
Outros destaques
Enquanto isso, a companhia de seguros britânica DirectLine teve um aumento notável de 24,27%, após a confirmação de uma oferta pela empresa pela belga Ageas. Por outro lado, as ações do Casino, controladora do Grupo Pão de Açúcar no Brasil, despencaram 21,85%, devido ao anúncio de um grande prejuízo no último trimestre.