As vendas no varejo brasileiro apresentaram queda de 4,1% em fevereiro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados da 14ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo. Essa redução marca o segundo mês consecutivo de retração, indicando um cenário de cautela que já se manifestava em janeiro deste ano.
O levantamento, que considera as movimentações realizadas com cartões, vouchers e pix dentro do grupo StoneCo, não aponta, no entanto, uma confirmação de alteração de tendência. Isso porque, apesar do recuo nos últimos dois meses, o índice contrasta com o crescimento de 2,6% registrado em dezembro de 2023 ante o mesmo período de 2022, segundo Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone responsável pelo estudo.
Setores afetados
Dentre os setores mais afetados, destacam-se tecidos, vestuário e calçados, com queda anual de 11,6% em fevereiro. Em seguida, estão hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com retração de 6,5%. Móveis e eletrodomésticos também registraram queda, de 4,3%, seguidos por material de construção, com -2,8%, e livros, jornais, revistas e papelaria, com -2,4%. Apenas o segmento de artigos farmacêuticos apresentou alta, de 2,3%.
Impactos
Em termos regionais, os Estados mais impactados foram Alagoas (-18,4%), Espírito Santo (-10,4%), Pará (-9,3%), Pernambuco (-8,6%), Rio Grande do Sul (-7,5%) e Santa Catarina (-6,7%), todos com quedas nas vendas no varejo. Acre (+2,8%), Piauí (+1,8%) e Mato Grosso do Sul (+0,3%) foram os únicos a registrar crescimento no indicador.
Imagem: Piqsels