Entenda tudo o que vai movimentar o mercado financeiro e o mundo dos investimentos nesta segunda-feira (01), com o podcast Café do Mercado, uma produção do Monitor do Mercado.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Google Podcasts; Anchor. Ou ouvir clicando abaixo:
O segundo trimestre de 2024 começa com reflexões sobre o desempenho passado e as perspectivas futuras para o mercado financeiro brasileiro. No primeiro trimestre, a bolsa de valores enfrentou quedas, refletindo um índice acumulado de quase 5% de declínio ao longo do ano até agora. Março também registrou uma queda de 0,70%, contribuindo para essa tendência negativa em 2024.
Índice imobiliário e outros destaques
Apesar das dificuldades enfrentadas pelas ações brasileiras, os fundos imobiliários apresentam um cenário diferente, alcançando recordes consecutivos nos últimos 12 meses, com um crescimento notável de 24%. Esse desempenho positivo também é observado nas bolsas norte-americanas e no mercado de criptomoedas.
Impacto político e econômico
No âmbito político, os ministérios enfrentam bloqueios de quase 3 bilhões, parte das medidas para manter o equilíbrio fiscal exigido por lei. Ministérios como o das Cidades e dos Transportes serão afetados, destacando a necessidade de manter uma postura fiscal responsável por parte do governo.
Perspectivas internacionais
Internacionalmente, as bolsas norte-americanas começam a semana com leves altas nos futuros, enquanto os investidores aguardam dados importantes, como o payroll, que revelará a taxa de desemprego nos EUA, influenciando diretamente a dinâmica do mercado e a questão da inflação.
Agenda econômica nacional
No Brasil, a agenda inclui dados cruciais como os índices de inflação e da indústria, além de reuniões ministeriais com o presidente Lula. O mercado também acompanhará o relatório Focus, dados de confiança empresarial e do mercado automobilístico ao longo da semana.
Cenário do petróleo e impacto no mercado local
O preço do petróleo, operando em torno de 83 dólares, teve um impacto positivo no mercado brasileiro, saindo de patamares anteriores de 78 a 80 dólares. Esse aumento reflete-se em movimentações favoráveis em nosso mercado.
Imagem: Unsplash