No último episódio do podcast ‘Vivendo de Juros’, realizado pelo Monitor do Mercado, o professor Eduardo Dantas avalia o resultado dos R$ 10 mil investidos em Fundos Imobiliários (FIIs) recomendados pelo BTG Pactual. A iniciativa começou em fevereiro de 2024, e se completaram 2 meses desde então.
O que são carteiras recomendadas pelo BTG Pactual?
Em todo dia 1º do mês, os analistas do Banco BTG Pactual fazem carteiras de investimentos, com base em sua análise de todo o mercado, propondo quais são os melhores ativos de investimento para alocar seus recursos naquele mês.
A última carteira de Fundos Imobiliários proposta pelo BTG Pactual ficou assim:

O que são FIIs?
Os fundos imobiliários (ou FIIs) são como “clubes de investimento” onde várias pessoas contribuem com dinheiro para adquirir e gerir um portfólio de imóveis, como edifícios comerciais, shoppings, hospitais, entre outros.
O objetivo principal desses fundos é gerar lucro por meio da locação ou venda dos imóveis e pagamento de títulos de crédito ligados ao setor imobiliário.
Quando os imóveis geram receita, seja através do aluguel ou de uma venda com lucro, esse dinheiro é distribuído entre os cotistas do fundo, proporcionalmente à quantidade de cotas que cada um possui.
Uma das vantagens dos fundos imobiliários é a possibilidade de investir no mercado imobiliário sem a necessidade de adquirir um imóvel. Isso torna o investimento mais acessível para quem busca diversificar sua carteira e ter exposição ao setor imobiliário.
Como Viver de Juros com FIIs
Assim como qualquer investimento, os fundos imobiliários também apresentam riscos. Eles estão sujeitos às variações do mercado imobiliário, à vacância dos imóveis e a outros fatores econômicos que podem impactar os rendimentos do fundo.
Um ponto que reduz a volatilidade no caso dos FIIs é que grande parte de seus rendimentos vêm de dividendos pagos mensalmente aos seus cotistas. Assim, sua valorização não fica apenas atrelada à variação do preço das cotas.
Antes de investir em fundos imobiliários, é fundamental realizar uma análise cuidadosa do perfil de investimento, dos objetivos financeiros e dos riscos envolvidos, buscando sempre o auxílio de profissionais especializados no assunto.
O podcast do Monitor do Mercado, ‘Vivendo de Juros’, aborda diversos assuntos acerca do tema, desmistificando conceitos e ajudando o investidor a melhorar sua tomada de decisões.
Os episódios são semanais e estão disponíveis no YouTube.
Imagem: Piqsels