Entenda tudo o que vai movimentar o mercado financeiro e o mundo dos investimentos nesta terça-feira (04), com o podcast Café do Mercado, uma produção do Monitor do Mercado.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Google Podcasts; Anchor. Ou ouvir clicando abaixo:
A Bolsa de Valores brasileira iniciou o mês de junho praticamente estável, registrando uma leve queda de 0,05% e mantendo-se na faixa dos 122 mil pontos.
Queda no preço do petróleo
Um dos destaques do dia foi a queda no preço das commodities, especialmente do petróleo. O barril de petróleo chegou a operar a US$ 72, valor que não era visto há muito tempo. Essa desvalorização pode contribuir para a redução da inflação global, o que é positivo para a economia mundial.
Entretanto, a queda no preço do petróleo impactou as ações do setor. A Petrobras, por exemplo, registrou uma queda de 1% no valor de suas ações no dia anterior. Esse movimento pode ser considerado saudável para a economia como um todo, pois ajuda a reduzir custos em diversos setores.
Expectativa do PIB Brasileiro
Hoje, será divulgada a prévia do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro referente ao primeiro trimestre deste ano. A expectativa do mercado, segundo o BTG Pactual, é de um avanço de 0,6% em relação ao trimestre anterior. Se confirmado, isso representará um crescimento anual de 2,2%.
O PIB é um indicador importante para investidores, pois mede o desempenho da economia. Um resultado dentro das expectativas pode manter a confiança do mercado.
Medidas do Ministério da Fazenda
O Ministério da Fazenda anunciará hoje medidas para compensar a desoneração da folha de pagamento. Essas medidas visam equilibrar as contas públicas sem prejudicar os setores beneficiados pela desoneração.
Além disso, há a expectativa de mais um passo na reforma tributária, que será encaminhada ao Congresso ainda hoje. A reforma tributária é aguardada pelo mercado, pois pode trazer mudanças significativas na estrutura tributária do país, impactando diversos setores econômicos.
Mercado internacional e commodities
O dólar teve uma leve queda ontem, fechando a R$ 5,23. Os futuros das bolsas norte-americanas indicam uma abertura em queda de 0,4%. As commodities metálicas, como a prata, também apresentaram quedas significativas, com a prata caindo quase 3%.
Imagem: Unsplash