O Investidor Inteligente

Há 10 anos investindo e trabalhando no mercado financeiro, Rodrigo Gama leva educação financeira ao público através do Monitor do Mercado e de seu canal no YouTube!

Fundo imobiliário caindo? O que fazer agora?

Comprou um Fundo Imobiliário e ele já caiu? Eu mostro o que fazer (e não fazer) quando isso acontece!

icone de relogio 30/05/2023 12:51

Investir em fundos imobiliários é uma estratégia popular para aqueles que desejam se expor ao mercado imobiliário sem a necessidade de adquirir propriedades físicas.

No entanto, como em qualquer tipo de investimento, os fundos imobiliários também estão sujeitos a flutuações no mercado e quedas de preço.

Neste artigo, discutiremos o que fazer quando um fundo imobiliário está em queda, fornecendo insights e dicas para ajudá-lo a tomar decisões informadas.

Além disso, no final do post, você encontrará um vídeo exclusivo com dicas práticas sobre esse assunto.

Avalie a situação:

  • Analise a magnitude da queda: Verifique se a queda no preço do fundo é uma correção temporária (de alguns %) ou um declínio prolongado com algum fundamento (queda constante de vários dias ou meses, ou ainda grande variação de preço).

 

  • Entenda os motivos por trás da queda: Pesquise e compreenda os fatores que estão influenciando a queda do fundo imobiliário, como condições do mercado imobiliário, mudanças regulatórias ou eventos macroeconômicos.  Se não houver fatos relevantes e a queda for pequena (alguns % por exemplo), pode ser apenas uma flutuação normal do preço do fundo imobiliário.

Reavalie sua estratégia de investimento:

  • Verifique seu horizonte de investimento: Considere se a queda no valor do fundo é uma preocupação de curto prazo ou se você tem um plano de longo prazo para esse investimento.

 

  • Analise sua tolerância ao risco: Avalie sua disposição para enfrentar a volatilidade e as perdas temporárias em busca de potenciais retornos futuros. Investimentos em Fundos Imobiliários são investimentos de Renda variável que deve ser feita pensando no longo prazo. Se mesmo assim, você não suportar quedas no preço do FII, por menor que seja, você pode buscar diminuir a exposição ao Mercado Imobiliário (deixando uma parte maior do seu patrimônio em Renda Fixa por exemplo).

Faça uma revisão da carteira:

  • Diversificação: Verifique se sua carteira de investimentos está adequadamente diversificada para reduzir o risco específico associado a um único fundo imobiliário. Uma variação de um único FII não será significativa em uma carteira com FIIs bem diversificada em setores diferentes.

 

  • Considere outros ativos: Avalie a possibilidade de realocar parte dos recursos para outras classes de ativos, como investimento em ações, renda fixa ou fundos de investimento diversificados.

Pesquise e monitore o mercado:

  • Acompanhe as notícias e tendências do mercado imobiliário: Esteja atualizado sobre o desempenho geral do mercado imobiliário e os indicadores que podem impactar os fundos imobiliários.

Um fato relevante é a perspectiva de taxa de juros no Brasil em queda que pode fazer com que os Fundos Imobiliários valorizem, então pequenas quedas no curto prazo podem não ser significativas se considerar o contexto maior do mercado, em que teremos baixas taxas de juros e consequentemente dividendos atraentes em muitos Fundos Imobiliários.

Por isso, neste vídeo abaixo eu mostro os principais motivos que podem causar essas flutuações e se você deve ou não vender o Fundo Imobiliário ou trocar o Fundo Imobiliário quando isso acontece.

E se quiser conversar comigo ou com alguém do meu time, basta clicar aqui e pedir um contato.

 

Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.