Marcos de Vasconcellos blog

Ligando os pontos

Textos de Marcos de Vasconcellos, jornalista, CEO do Monitor do Mercado, colunista da Folha de S.Paulo e assessor de investimentos.

Queda do CEO da GetNinjas mostra a fraqueza na história que ele contava

Mais do que um bom marketing, é preciso transparência para o investidor entender quando e como o negócio no qual ele quer investir se tornará sustentável, gerando valor para seus acionistas

getninja b3 imagem destaque reprodução youtube b3

icone de relogio 28/11/2023 12:07

A GetNinjas (#NINJ3) anunciou nesta terça-feira (28) a destituição de seu CEO, o fundador da empresa, Eduardo Orlando L’Hotellier. Ele perde o comando em meio à briga com fundos e acionistas e uma "guerra de narrativas" sobre o melhor caminho para a companhia.

As ações NINJ3 são negociadas hoje na casa dos R$ 4,67, o que significa uma impressionante valorização de mais de 60% neste ano. O problema é que na abertura da empresa na Bolsa (IPO), em maio de 2021, os papéis foram negociados a R$ 20.

A queda se explica porque a tese da empresa, que dizia que a capitalização permitira que ela se tornasse um "Uber dos serviços", investindo em tecnologia, marketing e compra de outras companhias, não se confirmou.

Em setembro, a GetNinjas anunciou que distribuiria o dinheiro que sobrou no caixa, mais de dois anos após o IPO, porque não via mais possibilidade de crescimento no atual momento. Em outras palavras, seria melhor para o acionista gastar em outra coisa do que investir na empresa.

Eduardo L’Hotellier foi a público dizer que era melhor distribuir do que gastar em algo que não fosse bom para o acionista. A lógica está certa, o problema foi o timing (e ele é crucial para o mercado). 

Pouco mais de um ano antes, as ações já estavam na lona, mas o então CEO contava uma história diferente. L’Hotellier disse que comprar as ações da empresa valendo menos do que tinha em caixa era "uma oportunidade para quem acredita que nossa plataforma será bem-sucedida, que usaremos o caixa para gerar negócios". Não usaram. E desistiram de tentar.

Mais do que um bom marketing, é preciso transparência para o investidor entender quando e como o negócio no qual ele quer investir se tornará sustentável, gerando valor para seus acionistas.

A mudança do mercado e da economia nacional desde o IPO da GetNinjas (depois da pandemia, diga-se) não vieram da noite para o dia. Mudar a narrativa sobre a tese central da empresa não foi bom. E a destituição do CEO mostra isso.

*Imagem: YouTube

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